Reflexões Planetárias

Tuesday, August 09, 2011

"Isto é criminalidade pura e simples"

O que nos mostra a televisão é a violência em acção!
Bandos de marginais que vandalizam e roubam, confrontados com forças policiais que, usando da conveniente dureza, procuram conter a violência criminosa e restabelecer a ordem pública.
Um confronto entre as forças do mal e as forças do bem que se desenrola perante o olhar atento de muita gente que, à distância nas ruas e nas varandas armadas em camarotes, assiste passivamente ao desenrolar dos acontecimentos como se de um "reality show" se tratasse.
A fronteira entre a realidade e a ficção esbate-se, se é que existe.
O discurso de Cameron regressado à pressa das suas férias toscanas, situa-se exatamente neste quadro de violência.

"Isto é criminalidade pura e simples!" afirma peremptóriamente Cameron.
É o que se vê no "reality show" televisivo.
Mas será?
Não haverá por debaixo desta onda de violência uma realidade mais profunda e anterior que aqui vem e à superfície das águas, no mar turbulento da sociedade inglesa?
Tudo leva a crer que sim e que andamos muito distraídos...
E que, se continuarmos distraídos, reagindo com estupefação e brigadas de limpeza, a "ondas de violência" como se fossem calamidades naturais, cairemos nas malhas de soluções técnicas securitárias de pendor "lidístico" que só agravam a espiral da violência.
Existe já hoje no mercado global uma ampla panóplia destas soluções à disposição da administração pública e das grandes empresas privadas, como nos mostra Stephen Graham em "Cities under siege".
Nesse sentido distópico em que caminha uma certa Europa, vão ganhando status os "condomínios fechados" e "gated communities", em desfavor da vivência do espaço público que se converte numa "selva urbana" em "cidades sitiadas".
Esta consolidação da espiral de violência tornará cada vez mais difícil conter as clivagens sociais que se extremaram nos últimos trinta anos de "darwinismo" neoliberal.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home