Reflexões Planetárias

Tuesday, February 28, 2012

"Os Alemães são um povo perigoso" ?

Em "A genealogia da moral", Nietzche questiona-se sobre a personalidade do povo alemão:
"O real Mefistófeles germânico logo que atravessa os Alpes acredita que tudo lhe pertence"...
Aventa então uma explicação tocada pelo determinismo geográfico: "Talvez os alemães tenham simplesmente crescido num mau clima!"
Logo de seguida, estabelece um nexo que adquire hoje uma estranha ressonância negativa na tensão que rodeia o processo da dívida grega: "Há algo neles que poderia ser helénico!- algo que desperta quando entram em contacto com o sul - Winkelman, Goethe, Mozart."
Falando para os seus, acrescenta Nietzche: "Não nos devemos esquecer que somos ainda jovens. Lutero é o nosso acontecimento maior e o nosso livro capital é ainda a Bíblia. Os germânicos ainda não foram "moralizados". E ainda que o verdadeiro alimento dos alemães terá sido a sua dōm" (que traduzo por leges barbarorum); "a consequência, o Filistinismo."
"Os alemães são um povo perigoso."
Ian Buruma em "The Wages of Guilt" tem uma visão menos sombria: "There are no dangerous peoples; there are only dangerous situations, which are the result, not of laws of nature or history, or of national character, but of political arrangements".
Mas, a propósito da Alemanha e do Japão, não exclui a influência do espectro da história no comportamento actual dos povos.
A sua visão é menos sombria, mas não é luminosa!...
Tal como a de Gabriele Baring, para quem o deutsche Angst, “Os medos secretos dos alemães” têm a sua origem "nos terríveis acontecimentos do século XX que, por não terem sido verbalizados nas famílias, deixaram profundas marcas nas pessoas."

0 Comments:

Post a Comment

<< Home