Reflexões Planetárias

Tuesday, March 06, 2012

"A mão que pensa"

La main est action; elle prend, elle crée, et parfois on dirait qu´elle pense.
Henri Focillon, Éloge de la main


Em "A mão que pensa", Juhani Pallasmaa trata do papel central do nosso sistema sensorimotor na concepção (e na experiência) da arquitectura.
Durante o processo do projecto o arquitecto habita o edifício que delineia. Como consequência da transferência mental entre a realidade do desenho ou da maquete e a realidade material do projecto, as imagens não são meras representações visuais, mas constituem uma "realidade imaginária" completamente "háptica" e multi-sensorial.
A conexão entre a mão, o olhar e a mente resulta natural e fluída no desenho, fazendo o lápis como que a ponte entre duas realidades, e o foco da atenção como que altenando entre o desenho e o objecto existente no espaço mental que o desenho descreve.
Juhani Pallasmaa, tal como Glen Murcutt, não duvida que se trata de uma intimidade que é dificil ou mesmo impossível de alcançar no desenho assistido por computador.
A maquete física é uma outra ajuda incomparável no processo do projecto. A maquete tridimensional fala à mão e ao corpo de um modo tão potente como ao olhar e o seu processo de construção simula o processo de construção real, tal como pode simular o comportamento das formas ao trânsito da luz ou do som e face ás acções dinâmicas ou da gravidade.
Sempre me causaram viva impressão as obras de Gaudi que se enraízam no sítio por vezes de forma bem literal. Elas parecem emergir de um pensamento telúrico aliado a uma empatia que teria levado Gaudi a estudar a suas estruturas "orgânicas" em maquetes físicas suspensas pela base, de pernas para o ar, feitas de arames articulados que se dispõem em tensão, seguindo o funicular das forças, sob o efeito da gravidade... No correcto pressuposto de que a estrutura revertida tomaria a mesma forma, mas trabalhando à compressão como convinha à alvenaria.
A figura(*) apresenta a maquete de arames "revertida" da Igreja de Santa Coloma de Cervello, percursora da Sagrada Família.
______________________
(*) Imagem invertida da maquete exposta na "Casa Milá" (Casa da Pedrera, Barcelona). No segundo plano a imagem invertida da estrutura parabólica da galeria que hoje está dedicada à exposição da obra de Gaudi. Fotografia do autor destas linhas.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home