Reflexões Planetárias

Tuesday, April 10, 2012

O abuso da matemática

Dizia eu em 26 de Abril de 2011: "Neste "crepúsculo dos deuses com pés de barro que hoje vivemos, poder-se-à transpor para o capitalismo o que Nassim Taleb diz do que designo por "economicismo", depois de ter conhecido por dentro o mau uso da matemática pelos senhores de Wall Street" (...)
Num recente artigo publicado no Observer do Guardian, Ian Stewart explica muito bem a história da fórmula de Black-Scholes. Diga-se de passagem, que esta fórmula valeu aos seus autores o "Nobel Memorial Prize in Economics", ao sabor dos ventos da história da desregulação financeira dos últimos trinta - quarenta anos.


A fórmula de Black-Scholes favoreceu a difusão dos derivados, produtos finenceiros responsáveis pelo crash da banca. Mas, como ele faz notar, o problema não reside no modelo matemático, mas no seu abuso pelo mundo da finança.
Em consequência deste abuso, "a banca perdeu em todo o mundo centenas de milhões quando rebentou a bolha dos subprime. Passado o pânico, a factura foi remetida para pagamento aos contribuintes".
" ... esta formula é não mais do que um ingrediente de uma receita à base de irresponsabilidade financeira, incompetência política, incentivos preversos e regulamentação demasiado laxista".
Não é caso para a nossa confiança em toda essa gente dos bancos - mandarins e corifeus - estar profundamente abalada?
___________________________________________________
A imagem reproduz a fórmula de Black-Scholes. Esta fórmula é uma equação de derivadas parciais, em que "V" é o preço do derivado em função do tempo e do preço do bem, t é o tempo, "S" é o preço do bem, "r" é o juro anual para o "risco 0" e "σ" a (tão badalada) volatilidade dos mercados (afinal um desvio padrão).

1 Comments:

At 4:30 PM, Anonymous Anonymous said...

Esa aqui um artigo interessante sobre o uso do modelo de Black-Scholes:

https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2115141

o modelo em si, nao tem nada errado, o problema 'e a sua utilizacao...

"However, basic common sense, and recent history in the wake of
numerous market events, dictates that every aspect of the market cannot be considered in any given model, as
every factor affecting the price of a financial security cannot be captured mathematically. Mathematical."

 

Post a Comment

<< Home