Reflexões Planetárias

Tuesday, September 25, 2012

Desregular: Desmantelar a REN

REN, Reserva Ecológica Nacional e não Rede Electrica Nacional!
Não me surpreendeu mas não deixou de me chocar a noticia publicada no jornal Público acerca do desmantelamento da REN.
É consabido por todos nós que acompanhámos o nascer da REN por ocasião da primeira leva de PDM´s que a REN enferma de erros e vícios, desde logo na sua delimitação.
O seu impulsionador, prof. Ribeiro Telles, é o primeiro a reconhecê-lo.
Honestamente, o que seria de esperar é que fossem progressivamente corrigidos e não servissem para a denegrir e aproveitar ao sabor da especulação imobiliária, como denuncia o Prof. Ribeiro Telles.
Edís e técnicos das câmaras municipais foram coniventes neste processo, por ignorância ou interesse. Infelizmente, mesmo arquitectos paisagistas com grandes responsabilidades, deram a sua contribuição para a campanha negativa que conduziu ao desmantelamento da REN que se anuncia com a sua repartição por diversos domínios, congeminada num superministério cujo pragamtismo mistura ignorância com insensibilidade ambiental.
O que se está a perpetrar com esta repartição das áreas tuteladas pela legislação da REN é, evidentemente, a extinção da Reserva Ecológica Nacional. O que significa que o MInistério de Assunção Cristas e o Governo de Passos Coelho não reconhecem importância vital à conservação da "estrutura ecológica" do nosso país!
Na sua óptica mercantil do mundo, a Natureza deve ser para eles não mais do que uma soma de recursos que devemos inventariar e entregar à iniciativa privada, para os "gerir" no nosso exclusivo interesse. Nosso... deles. A Natureza, não mais do que "recursos naturais"... assim como nós humanos, não mais do que "recursos humanos". O resto é poesia!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home