Reflexões Planetárias

Sunday, July 21, 2013

Como vai a "Taxa Robin Wood"?

A Comissão Europeia iniciou (finalmente) em Fevereiro passado os trabalhos com vista à criação da FTT (Financial Transaction Tax), a qual visa controlar a especulação bolsista, conducente à crise em que nos encontramos.

Imediatamente os grandes bancos, fundos de investimentos, grandes empresas de advogados e de consultoria e os lobbies financeiros, intensificaram as suas campanhas alarmistas e parecem estar a pôr em jogo todos os seus meios para reduzir a medida à irrelevância, numa vasta operação de "waterdown". O pior é agora a intromissão do BCE (Banco Central Europeu) como conselheiro, nos trabalhos da Comissão!
Pergunta-se:
- O que é que o BCE está a fazer no processo? Tem o BCE mandato para trabalhar com a Comissão numa proposta como esta sobre a FTT?
- Será o BCE realmente uma boa escolha como conselheiro, dado que não é responsável perante ninguêm, segundo nenhum tratado, e dada a sua natural hostilidade a qualquer obstáculo ao reforço do sector financeiro?
- Não estamos perante o risco de que com o envolvimento do BCE, seja entregue mais uma arma ao lobby financeiro para "desfazer" a FTT? E nesse caso, será de acreditar que o público terá acesso à informação do que se passa, dada a falta de transparência que tem caracterizado o BCE?
Mais sobre a pressão que os "mercados" exercem sobre a Comissão Europeia, no caso do processo da FTT neste artigo, de que aqui fizemos uma curta resenha.
Este como outros casos, não nos deixam ilusões sobre o pendor mercantil desta UE : "A actual balança do poder, em particular ao nível da UE, implica que todos os passos que vão no sentido de uma maior integração europeia reforçam o designio neoliberal. Enquanto alguns estados poderão sentir um alívio temporário nos custos dos empréstimos, serão os seus cidadãos que irão sentir de seguida a força bruta das reformas estruturais."
________________________________________________________
A verde na figura, os países que apoiaram a criação da taxa. Entre eles está Portugal.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home