Reflexões Planetárias

Wednesday, December 11, 2013

"A patologia dos ricos"

"Não estamos a brincar, esta gente sente-se com tanto poder que já não tem que disfarçar".
Comentário de João Rodrigues - um dos "Ladrões de Bicicletas" - a uma das entrevistas e declarações em que se desdobra " um dos homens mais ricos de Portugal": Alexandre Soares dos Santos.
Lembremo-nos do que foi esse aviltante dia de descontos do Pingo Doce, ostensivamente lançado por este senhor no dia do trabalhador: pura "luta de classes"!
"Esta gente", senhora dos seus privilégios, tem um empedernido desdém pela populaça, incluindo nela a "classe média", hoje tão causticada pela política austeritária.
Chris Hedges descreve sem rodeios "esta gente" no superlativo que tão bem conheceu: a oligarquia possidente que acompanhou de perto na sua juventude quando passou pelas escolas da "ivy league" americana.



Um retrato "desta gente" que nos mostra uma "elíte" que vive num mundo à parte dos outros 99%, no vértice de uma pirâmide social que procura manter, sacando o mais possível enquanto é tempo e protegendo-se da adversidade social e ambiental que potenciou.
Neste quadro de decadência, digno de uma fase de transição civilizacional, Chris Hedges aponta e explica a "fraqueza da esquerda" americana como primeiro passo para a sua reconstituição no caminho de uma alternativa de futuro, em que reconhece o movimento OWS (Occupy Wall Sreet), temido e fortemente reprimido pelo governo americano que está a fechar o espaço público à participação cidadã. Também por cá se começa a fazer o mesmo caminho.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home