Reflexões Planetárias

Monday, July 07, 2014

Merkel visita de novo a China

A chanceler alemã Angela Merkel vai realizar até amanhã a sua sétima viagem oficial à China.

Não pelos lindos olhos em bico dos chineses, mas para os interessar na indústria alemã e captar os seus excedentes financeiros.
Captados esses excedentes, parte é canalizada para outros paises europeus como Portugal, para que continuem a comprar produtos alemães, em prejuizo do desenvolvimento orgânico das suas indústrias e fomentando o consumo compulsivo, na atractiva publicidade que sustenta os grandes média.
Incapaz de competir com a indústria alemã, cuja produtividade é adubada pelo inalcançável avanço tecnológico, Portugal é condenado nesta altura do campeonato, pelo governo de Passos Coelho, a apostar no salto impossível das exportações graças ao "empreendedorismo", afundando-nos cada vez mais numa dívida impagável.
Por este caminho, os activos cada vez mais magros de uma população cada vez mais envelhecida - quem quer ficar e ter filhos na perspectiva de uma austeridade sem fim? - estarão condenados a ser serventuários na hotelaria e similares para reformados da Alemanha e arredores. Caricatura de um país "ameno" que não me parece descabida.


Apanhados na "circulação de uma depressão" de natureza económica com "epicentro" na Alemanha, estamos do lado dos perdedores, em mais esta crise do gato-de-sete-foles do capitalismo. Só tomando a iniciativa de renegociar a divida poderemos sair dela. Suspeito que a maioria do povo não está disposta a sofrer os custos de o fazer e que o governo sabe disso, acompanhado pelos partidos do centrão dos interesses. Vidé resultados eleitorais.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home