Reflexões Planetárias

Monday, October 27, 2014

Morte e ressureição de Keynes

Julián Pavón, professor da Universidade Politécnica de Madrid, explica a fórmula elementar de Keynes, como ela deixou de ser aplicável com a crise do petróleo desencadeada em 1973, abrindo caminho à formulação microeconómica de Milton Friedman e como a formula macroeconómica de Keynes ressuscitou na crise financeira declarada em 2008.



Usando a formula elementar de Keynes, explica como agora a Espanha (tal como Portugal) se embaraça na contradição entre uma politica expansiva, seguindo o modelo keynesiano e a politica restritiva da União Europeia que, seguindo o modelo germânico, nos amarra ao euro e aos tectos do deficit e da dívida. Esta insustentável contradição começa a transparecer nos mais recentes discursos do próprio Jean-Claude Juncker.

Breve comentário: A "economia de mercado" está em apuros, enredada nas suas próprias contradições... a menor das quais não é a de que, na maré enchente keynesiana subiram os barcos dos ricos mas também os botes dos pobres e, na vazante neoliberal, descem todos os barcos menos os mais apetrechados barcos dos ricos que milagrosamente sobem , aumentando o fosso entre os ricos e os pobres.
Para que servem, ou a quem servem afinal estas teorias económicas?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home