Reflexões Planetárias

Sunday, April 19, 2015

...For the loser now...

...For the loser now
Will be later to win...

Bob Dylan (1)
O jovem Ari Demopoulos (Kids On The Block Network) tirou-me as palavras da boca, no comentário que fez sobre a intervenção do actual MInistro das Finanças grego na recente conferência "New economic thinking 2015", promovida pelo "Institute for New Economic Thinking": "Anyone that reads reports from news media regarding the Greek Crisis, should take a minute to watch the reality of the problem as it is so eloquently dissected by master finance minister Yanis Varoufakis":



Enfraquecidos pelos efeitos económicos da "guerra do Vietnam" nos anos sessenta e da "crise do petróleo" nos anos setenta, os "keynesianos" foram cilindrados pelos think-tanks neoliberais respaldados nos senhores do capital, ansiosos por recuperar a parcela de poder entretanto conquistada pelos trabalhadores.
Hoje os neoliberais, enfraquecidos pelos resultados da sua política que hoje desembocou na desastrosa "política de austeridade", estão sob a mira dos think-tanks em que também embarcam os neo-keynesianos. Varoufakis não está só, como aqui se constata.

Afinal estamos em mais uma crise do capitalismo ou no dealbar de uma nova era pós-capitalista? Para estes académicos a vida vai animada, recheada de excitantes desafios aos seus modelos abstratos! Ortodoxos e "radicais" desdobram-se em fóruns e "papers", centrados no paradigma do crescimento económico.
Habitantes do Olimpo em que imperam os modelos macroeconómicos e os grandes interesses, estes senhores menosprezam "uma realidade que", observa Manuel Castells, "está a fazer caminho por todo o mundo. Milhares de pessoas enveredaram no todo ou em parte pela auto-suficiência económica, constroem redes de troca directa, organizam cooperativas de crédito, produção e consumo, experimentam novos modelos de vida quotidiana." Castells situa-se, com estas comunidades, na segunda hipótese do dealbar de uma nova era pós-capitalista: a "era planetária" de Robert Gilman!

______________________________________
(1) Citado por Rob Johnson, presidente da mesa, no fecho da conferência

0 Comments:

Post a Comment

<< Home