Reflexões Planetárias

Sunday, October 02, 2016

Raul Lino - uma nota singela

"Livre como um cipreste" é um documentário de Cristina Antunes produzido pela RTP em 1999.
Gostei muito deste documentário que tive a sorte de, casualmente, "ouver" a desoras.
Os arquitectos entrevistados -Teotonio Pereira, Vieira de Almeida, Diogo Lino Pimentel- apreciaram a sua arte, não deixando de apontar, sem azedume, a sua contribuição para o português suave que Salazar oportunisticamente explorou e Lino consentiu, sem paixão ideológica, mas com genuina dedicação ao estudo da arquitectura popular.

Genuina dedicação que não se radica num grandioso amor pátrio, mas na querença de uma refinada sensibilidade aos lugares afeiçoados pelo tempo e pelas gerações que me trouxe à memória Sitges, reinventada por Santiago Rusiñol, Ramon Casas e Utrillo.
Seria improvável esta comparação se, ao contemplar a Casa de Santa Maria de Raul Lino em Cascais, não tivesse visitado recentemente Cau Ferrat em Sitges!
Sitges, a uma trintena de quilómetros de Barcelona tal como Cascais de Lisboa, como ela uma povoação de origem piscatória, parece-se com Cascais na pitoresca posição geográfica e no acolhedor ambiente mediterrâneo que atraiu a burguesia reinante.
Mas aqui param as semelhanças e vem a grande diferença, legível na arquitectura de Raúl Lino que não tem a jovialdade da cultura parisiense, mas a "gravidade " da cultura anglo-saxónica que lhe trouxe a sua formação no Reino-Unido, com a influência Arts & Ctafts de William Morris e Ruskin, bem como da Alemanha tutelada por Albrecht Haupt.

Apegado a valores tradicionais, não o movia o formalismo visualista e regionalista, de que tem sido acusado e que a sua técnica e sensibilidade artísticas poderiam propiciar; antes cultivava o conforto, o conforto doméstico tal como Rybczynski me deu a conhecer... Passe-se algumas irreprimiveis concessões ao pitoresco, em que o conforto briga consigo próprio!

E ele conseguiu uma coisa rara que não vi noutros arquitectos, artistas de igual sensibilidade: as qualidades dos seus desenhos não se perdem na obra que a patine do tempo enriquece!
__________________________
Imagens e suas fontes
-Casa de S.ta Maria, Cascais: Coisas da Fonte
-Casa do Cipreste, Sintra: Al-most-Ly Photography

0 Comments:

Post a Comment

<< Home