Reflexões Planetárias

Saturday, October 15, 2016

Rosinha

Anos cinquenta. João Gilberto retomava a sua amizade com antigos colegas. Visitou então Jonas Silva que ele substituira no grupo vocal "Garotos da Lua", e perguntou-lhe: "Jonas, tens uma viola?".
Jonas respondeu-lhe: "Não, João, sabes bem que não sei tocar viola!"
Nesse mesmo dia Jonas foi comprar uma viola, escolhida com todo o cuidado por um dos maiores amigos de João Gilberto. João apareceu dias depois, tocou uma música composta por Jonas... e foi-se embora. Foi a primeira e última vez que ele tocou naquela viola.*


A canção de Jonas era a "Rosinha". João viria a gravá-la neste album em 1991. Parece que o disco foi gravado apenas com a voz e o violão de João Gilberto, com a posterior adição dos arranjos de orquestra feitos por Douglas Clare Ficher. A linha melódica de Jonas é sussurada "no seu jeito encantado de cantar" por João Gilberto que, no violão, lhe empresta um primeiro grau de subtil complexidade, nos contratempos da batida e no jogo harmónico dos acordes dissonantes. Fisher acrescenta um segundo grau de complexidade, com uma densidade na orquestração (keyboards) que me lembra a textura harmónica West-Coast dos arranjos de Jimmy Giuffre. Bossa-Jazz!
________________________________________
* Esta pequena história é contada por Daniella Thompson aqui

0 Comments:

Post a Comment

<< Home